Prezado Senhor Presidente
Recentemente tomei nota de que o senhor parabenizou nosso lindo país pela questão da preservação ambiental. Achei irônica sua afirmação, considerando a falta de atenção que, tanto seu governo, quanto os governos dos últimos 40 anos dispensaram ao meio ambiente.
Nosso país merece os parabéns em várias questões, menos no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente. Vou pontuar para o senhor alguns dilemas ambientais que merecem sua atenção e a atenção dos próximos governos:
1. Queimadas: as queimadas, tanto da mata de biomas, quanto as praticadas pelo agronegócio são extremamente prejudiciais para o meio ambiente, pois liberam gases na atmosfera, intensificando ainda mais o efeito estufa.
2. Desmatamento: o desmatamento potencializa as alterações climáticas, as erosões, a redução da fertilidade do solo, destrói o habitat de diversas espécies animais do país, ocasionando perda na biodiversidade.
3. Assoreamento dos rios: o desmatamento é uma das causas do assoreamento dos rios brasileiros, causando a redução da velocidade da correnteza das águas, diminui a profundidade dos rios, torna a água mais densa e, com a dificuldade da passagem de luz, prejudica a fotossíntese, promovendo o desequilíbrio no ecossistema.
4. Poluição dos rios: águas poluídas desencadeiam a morte de várias espécies de peixes, além de doenças causadas por bactérias, vírus, protozoários e vermes. Um exemplo de rio poluído é o rio que corta minha cidade, o Rio Piracicaba.
5. Poluição do solo: as atividades industriais, a mineração, a agricultura, o descarte inadequado do esgoto, o chorume originário de lixões a céu aberto estão contaminando nosso solo.
6. Poluição do ar: ocorrem por problemas já citados, como as queimadas, as atividades industriais e o uso de combustíveis fósseis. Uma atmosfera poluída, como a da capital do meu estado ocasiona danos à saúde e ao bem-estar da população e de outros seres vivos.
O senhor deveria dar os parabéns a alguns programas de saúde pública do Brasil que são considerados como referencia no mundo, vistos com bons olhos pela Organização das Nações Unidas, como o Programa de Saúde da Família, nossos programas de vacinação que erradicaram doenças como a varíola e a poliomielite, os programas de controle de DST/HIV, programas que colocaram o Brasil como o país com o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo e o melhor programa de tabagismo do mundo, desenvolvido pelo Brasil.
Merecem os parabéns também alguns programas sociais brasileiros que são considerados exemplos de gestão e modelos inovadores de políticas sociais, apontados pela ONU como referencia na erradicação da pobreza, como o Programa Bolsa Família.
Se quer parabenizar alguma política pública brasileira Senhor Presidente, parabenize outras, menos às direcionadas ao meio ambiente.
Comentários
Postar um comentário