Compartilho aqui um trecho do texto do meu ex-professor de Microeconomia da Unimep, Dr. Valdemir Pires. Um intelectual magnífico!
Leiam com atenção, para vocês terem uma ideia sobre como será a “nova economia”. Veja o que vai acontecer com os miseráveis (e com a classe média também).
“Se à pós-pandemia da Covid-19 não corresponder um pós-neoliberalismo com intervenção estatal remodelada, à insustentabilidade ambiental, que já estava se acelerando (com indícios de pequenos recuos com a redução das atividades decorrentes do isolamento social em todo o mundo), se juntará uma insustentabilidade social sem precedentes. Os miseráveis, que já vinham se avolumando, devido à financeirização concentradora de renda da economia global e devido às políticas econômicas de estabilização fiscal (na verdade um braço político da mencionada financeirização), se tornarão um imenso e incontrolável contingente de pessoas sem emprego, sem moradia, sem meios de vida, sem perspectiva alguma; e entre eles, pela primeira vez, muitos se originarão das classes médias urbanas destruídas pela falência de pequenos negócios. Além disso, três adicionais pequenos rentistas, sustentados pelas anteriores taxas de juros elevadas, perderão sua fonte de sustento, vinda de aplicações financeiras, por causa da queda deste tipo de remuneração, que não se mantém quando a economia perde fôlego sem perspectivas de recuperá-lo rapidamente.”
Texto integral no blog do Prof. Dr. Valdemir. Clique aqui.
Comentários
Postar um comentário