A verdadeira face do rebanho
Com a ascensão de Bolsonaro ao poder, emergiu com ele uma versão obscura, mas realista, de alguns brasileiros. São indivíduos preconceituosos, violentos e analfabetos nas letras, na política e na ciência. Eles são racistas, machistas, autoritários, interesseiros, moralistas, cínicos, fofoqueiros e desonestos.
Brasileiros com esse perfil não foram criados por Bolsonaro. Eles já existiam. Só encontraram na imagem do que chamam de “mito” sua forma de representação e expressão. Agora esse cidadão comum tem voz e, de fato, se sente representado pelo Presidente, que ofende mulheres, homossexuais, índios e nordestinos.
Esse brasileiro, quando vê o Presidente usar seu palavreado vulgar, suas frases mal formuladas, uma imensidão de palavrões chulos, palavras de baixo calão e ofensas para atacar todos aqueles que pensam diferente dele, sente-se no poder.
Este brasileiro se sente importante e poderoso quando o ídolo que ele ama com todo seu coração enaltece a ignorância, a falta de conhecimento, o senso comum e a violência verbal para difamar cientistas, professores, artistas e intelectuais, pois estes são representantes de uma forma de ver o mundo que sua própria ignorância não permite compreender.
Comentários
Postar um comentário