Problema, hipótese e metodologia
1. Como eu elaboro o problema da sua pesquisa
De uma forma generalizada, o problema da pesquisa se refere a algum obstáculo, ou alguma barreira a ser enfrentada. A metodologia científica explica que o problema da pesquisa é qualquer questão não respondida ou não resolvida e, a partir de então, torna-se um objeto de estudo e de discussão. O pesquisador deve responder àquela dúvida, a partir da investigação, procurando respostas que ainda não foram encontradas para aquela pergunta. Para formular o problema, eu transformo o tema central da sua pesquisa em uma pergunta. O problema da pesquisa deve ser em forma de pergunta, inclusive com o ponto de exclamação (“?”).
Exemplo de problema da pesquisa de um TCC de Administração, com o tema sustentabilidade e educação ambiental: “A dúvida que este estudo pretende responder é: como formular uma educação ambiental que seja critica e inovadora ao mesmo tempo?”
2. Como eu elaboro a hipótese da sua pesquisa
A hipótese tenta explicar de maneira provisória aquilo que você desconhece, mas acredita ser verdade sobre o problema. Ela permite que as relações entre as variáveis do problema de sua pesquisa sejam estudadas apenas de acordo suspeitas e pressentimentos, baseados em presunções ou evidências incompletas.
Exemplo de hipótese de TCC de Administração, com o tema sustentabilidade e educação ambiental (dando pistas ou dicas da resposta do problema da pesquisa): “A preocupação com o desenvolvimento sustentável representa a possibilidade de garantir mudanças sociopolíticas que não comprometam os sistemas ecológicos e sociais que sustentam as comunidades”.
3. Como eu elaboro a metodologia da sua pesquisa
Após conhecer o tema/assunto que você escolheu para seu TCC, vou definir a metodologia científica do seu trabalho. Cada área do conhecimento possui uma metodologia própria, e cada instituição de ensino exige um tipo de método. Por exemplo, algumas instituições só aceitam revisão da literatura. Outras exigem estudo de caso. A construção da metodologia deve se atentar aos seguintes elementos:
- Propósito: é um estudo exploratório, descritivo ou explicativo.
- Abordagem: definir se a pesquisa é quantitativa ou qualitativa.
- Cenários e contextos: lugar ou situação. - Sujeitos ou objetos: alvo da investigação (pessoas ou coisas).
- Procedimentos: instrumentos utilizados para coleta de dados.
- Instrumentos de análise de dados: o que foi usado para analisar as informações coletadas.
Pesquisa bibliográfica
A revisão da literatura, ou levantamento bibliográfico, referencial teórico, pesquisa bibliográfica, etc, é feita a partir da análise de fontes secundárias (textos) que abordam de diferentes maneiras ou pontos de vista o tema escolhido para seu estudo. As fontes podem ser livros, artigos, documentos monográficos, teses, dissertações, periódicos (jornais, revistas), disponíveis em sites confiáveis.
Exemplo de texto para pesquisa bibliográfica: “O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, que buscou compreender a importância da sustentabilidade, nas perspectivas de diversos autores, como Fulano (2019), Beltrano et al. (2019) e Sicrano e Fulano (2019). Estudo de caso Estudo de caso é um método de pesquisa ampla sobre um assunto específico, que permite aprofundar o conhecimento sobre determinado tema. O foco do estudo de caso geralmente é direcionado a uma pessoa (geralmente pessoa jurídica, organização empresarial, instituição), ou um grupo pequeno de pessoas (uma comunidade, população, um grupo de estudantes ou de profissionais). Este método exige a coleta dados em campo, entrevistas ou questionários.
Exemplo de texto para estudo de caso com uso de instrumentos de coleta de dados: “Para desenvolver este estudo, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico sobre os principais conceitos a respeito do tema motivação e qualidade de vida no trabalho. Os principais autores que contribuíram com o trabalho foram Fulano (2019), Beltrano et al. (2019) e Sicrano e Fulano (2019). Além disto, realizou-se em ambiente organizacional a coleta e análise de dados, cedidos através autorização formal pelo Banco do Brasil. Os colaboradores desta organização responderam questionários digitais, além de algumas entrevistas individuais. O questionário teve intuito de responder à questão-problema deste estudo, a fim de constatar o nível de satisfação quanto às políticas motivacionais desta instituição financeira. As perguntas foram formulados em questões de múltipla escolha, e os resultados apresentados em forma de gráficos e tabelas nos resultados e discussões deste estudo. A aplicação dos questionários digitais ocorreu através da ferramenta Google Formulários. As abordagens presenciais foram registradas em formulários impressos. Os dados foram coletados entre os dias 14 a 23 de agosto de 2019, na cidade de (Cidade - UF). Os respondentes foram escolhidos de forma aleatória, em uma amostra total de 128 pessoas.
Precisa de um TCC? Solicite orçamento sem compromisso.
Whatsapp (19) 98928-2582
Prof. Rodrigo Moda
Piracicaba/SP
Comentários
Postar um comentário