O método cientifico
Os métodos são instrumentos imprescindíveis para o desenvolvimento da investigação científica. Constituem um meio de procedimento sistemático e ordenado para o alcance de novas descobertas. Sem o emprego deles tudo será especulação sem fundamento, pois somente com o embasamento dos procedimentos metodológicos é que se poderá assegurar o desenvolvimento e a coordenação das diversas etapas. Porém, tudo deve ser baseado num planejamento adequado em função da investigação.
Os procedimentos devem ser invalidados numa sucessão de etapas pelas quais se descobrem novas relações entre objetos (fatos) de interesse a determinado campo de conhecimento, ou aspectos ainda não revelados pela ciência.
Com o auxílio dos métodos, outras conclusões são incorporadas ao patrimônio do saber humano por meio dos conhecimentos das diversas ciências. Se o método consiste num arsenal instrumental que deve auxiliar o pesquisador na realização de um objetivo, há de se tomar cautela na escolha correia dos métodos e das fases mercadológicas que atendam a cada caso particular com maior eficácia.
A eficácia do método é medida pela maior ou menor segurança e economia com que propicia a obtenção do fim pretendido. Geralmente, os métodos são os mesmos para todas as ciências e servem de estrutura básica para qualquer tipo de pesquisa e em qualquer contexto social ou físico. De modo geral, numa pesquisa estão correlacionados vários métodos e naturalmente os que figuram por ordem prioritária, de conformidade com a estratégia do pesquisador, afim de atingir o objetivo.
Contudo, sejam quais forem os tipos de métodos utilizados, eles implicam a forma adequada do proceder, quanto à reflexão, à indagação, à interpretação e à explicação. Daí dizer que se deve levar em consideração o conjunto de atividades sistemáticas e racionais de que fazem parte, em linhas gerais, todas as pesquisas, como sendo o procedimento que, ao longo da trajetória, envolve a pesquisa de cunho científico.
O método serve de guia para o desenvolvimento do procedimento, com a finalidade de obter novas descobertas. E indiscutível que, para chegarmos ao acontecimento de uma comprovação científica, desde os primórdios da civilização notamos o emprego dos métodos, ainda que rudimentar.
Percebe-se que a evolução dos métodos foi a precursora do enriquecimento da ciência em todos os campos da atividade humana. Na sociedade contemporânea, apesar de vasto conhecimento científico, o aprimoramento do emprego dos métodos sempre nos levará a desvendar as novas facetas do conhecimento científico, o que significa que sempre haverá conquistas de novas descobertas.
Conclui-se ainda que o método com limites determinantes e com certos elementos proporciona recursos e técnicas, facilitando o intelecto para a elaboração de sistemas teóricos da ciência, bem como conduz ao estudo das coisas (fatos) que são objetos da ciência e comunica as novas descobertas.
Comentários
Postar um comentário