Resenha
Resenha pode ser considerada como um comentários de cunho analítico e crítico de um determinado livro e explanado através de uma breve apreciação descritiva a respeito da obra. A resenha é um tipo de texto que serve para divulgar novas obras apresentando-as ao leitor que geralmente não leu, não examinou ou ainda não conheceu determinado fato publicado. Acontecimentos culturais como peças teatrais, feiras de livros, obras cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias também são objetos de análise das resenhas com o intuito de apresentar o acontecimento ou obra ao leitor de forma sintetizada, apontando, guiando e convidando o mesmo a conhecer tal objeto na integra, ou não.
Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento de verdade ou de valor. A peça teatral, obra ou livro será publicado em revistas nas mais variadas áreas de conhecimento, e a resenha tem o objetivo de mostrar para o leitor seu conteúdo. As resenhas, independente do seu tipo deve ter três características principais: (i) objetividade, (ii) imparcialidade, (iii) impessoalidade e (iv) cientificidade.
A resenha descritiva é o resumos de livros técnicos, também chamada de resenha técnica ou cientifica. A apreciação, ou o julgamento em uma resenha descritiva julga as idéias do autor, a consistência e a pertinência de suas colocações, ao longo da descrição da obra, ou seja, trata-se de um julgamento de verdade.
A resenha crítica ou opinativa apresenta um conteúdo mais detalhado do que na resenha descritiva, pois os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma, estilo do objeto (acontecimento ou obra). A exploração um pouco maior dos detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor da resenha fundamente suas críticas, sejam elas positivas ou negativas, utilizando outros autores que trabalharam o mesmo tema.
Antes da produção da resenha de um livro – por exemplo - devem ser seguidos os seguintes passos:
- Leitura e reflexão sobre o texto do qual será feito a resenha, sendo que muitas vezes são necessárias leituras complementares para um melhor entendimento do tema.
- Resumo da obra, no qual deverão ficar clara as idéias principais do autor. Este resumo será a base para a resenha, mas não ela.
- Selecionar dentre as idéias principais, uma que será destacada, e até aprofundada (no caso das resenhas críticas).
- Emitir um julgamento de verdade (resenha descritiva) ou de valor (resenha crítica), sendo necessária a fundamentação no caso da resenha crítica.
- Elaborar a resenha a partir dos passos anteriores, sendo que a organização do texto fica a critério do autor.
A resenha deve conter, ainda, uma brevíssima identificação do autor da obra (vida e outras obras). Ao fim da resenha, o autor da mesma deve se identificar. Alguns autores indicam ainda outro tipo de resenha, chamada pelos mesmos de resenhas temáticas. Nesse caso, são apresentados vários textos e autores que falam sobre o mesmo tema, fazendo as devidas referências.
Comentários
Postar um comentário