Daqui um mês e meio, 99% das pessoas que postaram durante o ano todo status no Facebook contra a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 deixarão de fazer tudo o que estão fazendo e sentarão diante da TV ligada na criticada TV Globo e assistirão a abertura do mundial. Acredito que 80% destas pessoas chorarão de emoção ao ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Todas elas (ou 99%), aceitarão a dispensa do serviço concedida pelo patrão. Quase ninguém ficará espontaneamente trabalhando "em protesto" contra a Copa. Outros 60% dessas pessoas se arrepiarão quando Galvão Bueno gritar "é gooool, do Brasil" seguido da tradicional musiquinha global para estas ocasiões... 50% sairão na rua ver a alegria dos vizinhos e outros 10%, acredito, comprarão fogos de artifício (os que não comprarão sairão na rua ver a queima de fogos). Acredito que 1% destas pessoas que reclamaram durante o ano todo sobre a Copa do Mundo, tomarão uma bela dose de rivotril e dormirão. As donas de casa prepararão comidas e os maridos providenciarão cerveja e churrasco. A sala será disposta de maneira diferente para acomodar toda família. Haverá torcida para vitória do Brasil, pois depois de alguns dias o time jogará novamente e todos serão dispensados de seus serviços novamente. Se o Brasil for campeão, acredito que essas pessoas não se conterão de emoção ao ver o povo comemorando... e comemorarão também. Neste momento a emoção vai tomar conta de todo mundo. Passado alguns dias do final da Copa, estas mesmas pessoas, após feito tudo isso, postarão novamente no Facebook algo parecido como "a Copa acabou, e agora, quero educação, saúde, etc"...
Bom, eu me abstive de qualquer comentário sobre Copa do Mundo durante todo esse tempo. Como graduado em comércio exterior que sou, formado pela UNIMEP, acredito sim que uma Copa do Mundo melhora a imagem de um país no exterior... e fortalece a "marca Brasil" no mundo. Isto trás grandes ganhos, desde aos pequenos exportadores de jóias de Limeira até os grandes exportadores de açúcar de Ribeirão Preto. Nosso comércio exterior é fortalecido sim, e isto gera emprego e renda. Acredito que poderíamos fazer sim uma bela Copa, assim como todos os países que receberam o mundial fizeram e souberam tirar proveito da situação.
Rodrigo Moda sempre é sincero: o que faltou ao povo brasileiro foi escolher melhor seus governantes. Faltou ter cobrado investimentos em saúde, segurança e educação desde os tempos de Getúlio Vargas e ter exigido investimentos em infraestrutura desde a época do fim da ditadura militar. Não adianta agora fazer alardes porque o governo gastou. Deveríamos ter fiscalizado isto desde o passado, há mais de 100 anos, onde começaram nossas mazelas sociais.
http://rodrigomoda.tumblr.com/
Comentários
Postar um comentário